A contratação de serviços de desmonte de rochas - também conhecido como desmonte de bancadas - é necessária nos casos em que o consultor de solos da obra, por meio da prospecção geológica, verifica a existência de camadas de formações rochosas em profundidades nas quais se pretende executar fundações, caminhar com tubulações de infraestrutura ou edificar pavimentos enterrados. O departamento de engenharia da própria construtora é, geralmente, quem contrata o serviço, explica o responsável técnico pela disciplina de geologia da Arcoenge, o engenheiro de minas Morgan John Watikins. Dentre os serviços envolvidos no planejamento e execução do desmonte de rocha, "os principais são sondagem (rotativa ou percussiva), topografia, projeto da obra e análise das interferências na vizinhança", exemplifica ele.
Desmonte de rochas ou também conhecido como desmonte de bancadas é a atividade mais comum de explosão de rocha. Pela definição, desmonte de bancadas significa explosão de um furo na vertical ou sub vertical ou uma fileira de furos para tornar uma superfície vertical livre. Mais de uma fileira de furos pode ser explodida ao mesmo tempo. Um momento de atraso na detonação entre as fileiras cria superfícies livres novas para cada fileira.
Os engenheiros civis geralmente não tem uma formação que aborde o tema de desmonte em rocha na faculdade. Assim, e na experiencia de obras que aprendemos as técnicas e os materiais que compõem um desmonte. Vejam abaixo alguns conceitos e três sistemas de desmonte:
O desmonte de bancadas é a atividade mais comum de explosão de rocha. Pela definição, desmonte de bancadas significa explosão de um furo na vertical ou sub vertical ou uma fileira de furos para tornar uma superfície vertical livre. Mais de uma fileira de furos pode ser explodida ao mesmo tempo. Um momento de atraso na detonação entre as fileiras cria superfícies livres novas para cada fileira.
Vários autores têm estudado modelos de interação explosivo-rocha, que fornecem uma descrição útil do processo de detonação como um "background" para modelar o processo de fragmentação da rocha por explosivos. Entre os principais trabalhos destacam-se: Kuznetsov (1973), Cunningham (1983), Lilly (1986), Sarma (1994) e Djordjevic (1999).