Blog

Informações e dicas sobre desmonte de rocha

O que é Desmonte de Rocha em suma definição?

Desmonte de rochas ou também conhecido como desmonte de bancadas é a atividade mais comum de explosão de rocha. Pela definição, desmonte de bancadas significa explosão de um furo na vertical ou sub vertical ou uma fileira de furos para tornar uma superfície vertical livre. Mais de uma fileira de furos pode ser explodida ao mesmo tempo. Um momento de atraso na detonação entre as fileiras cria superfícies livres novas para cada fileira.

Teoria do Desmonte de Bancadas.


A ruptura da rocha por explosivos pode ser explicada em três estágios. No primeiro estágio, o explosivo detonador esmaga a rocha na proximidade do furo-parede devido à elevada pressão da detonação. No segundo estágio, ondas sísmicas de compressão criadas pela explosão propagam-se na rocha em todos os sentidos com uma velocidade igual.
Quando as ondas sísmicas de compressão atingem a superfície, transformam-se em ondas sísmicas de tensão. Isto causa forças de tensão na rocha que a farão partir, se a energia da onda for suficientemente grande. Como regra geral, a força de tensão da rocha é de aprox 1/10 da sua força de compressão, sendo por isso necessário definir uma malha de perfuração que garanta esta relação.
No terceiro estágio, o gás de alta pressão (aprox. 1000l/kg de explosivos) da detonação penetra nas fracturas que são a consequência da falha no 2º estágio e alarga-as. A massa da rocha entre o furo e a face livre cederá e será então empurrada para a frente pela pressão do gás.

Mais lidas

Conecte-se